contato@rpmetais.com.br

Produtos

Customização de roupas

Customizar roupas tem a ver com tornar uma peça de vestuário única, exclusiva e que principalmente seja atraente e elegante.

Motivação

Como todas as mulheres tem diversas peças no guarda-roupa como um recurso para auxiliar nas variações para combinação de cores, estilos, tamanhos é inevitável que em algum momento algumas peças de vestuário ficarão antigas ou não poderão ser usadas nas combinações pois estarão desatualizadas é neste momento que a customização se torna necessária.

Mas seria um engano achar que a customização tem a ver com economia, algumas peças customizadas têm o seu custo elevado dependendo da técnica de customização escolhida ou pelo uso de acessórios e há quem efetue a customização de uma peça nova para torna-la como já mencionado uma peça única com estilo próprio tornando-a exclusiva.

O que customizar?

Quando se fala de customização de roupa logo vem à mente customizar uma blusa, bermuda, camiseta ou uma calça, mas praticamente todo o vestuário poderá ser customizado o que inclui logicamente as blusas, bermudas, saias e camisetas bem como os acessórios que complementam o visual, incluindo assim echarpe, xale, cachecol, lenço, sapatos, sandálias, bolsas, cintos, chapéus e acessórios de cabelo.

Na verdade tudo o que puder ser personalizado num estilo próprio com as cores, materiais e técnicas estará incluso na customização de roupa.

Técnicas

Como a customização beira a arte são seria uma surpresa existir muitas técnicas usadas na customização de roupa e acessórios. As mesmas podem ser totalmente remodeladas com técnicas de costura como pregas, recortes e apliques.

As roupas e acessórios também podem ser atualizados com os bordados e crochês que podem fazer parte da roupas ou aplicados nos acessórios como uma bolsa.

Existem também as técnicas de pintura e tingimento como o Tie-dye (que de maneira bem resumida seria submergir a peça torcida na tinta conseguindo belos padrões de cores) e Dip-dye (formando um padrão de degrade no tecido).

Existem ainda os botões de metal , rebites para roupas e couro e enfeites de metal com ou sem o esmaltes coloridos em formatos variados, que podem ser aplicados nos jeans e peças de couro.

Com estas técnicas pode-se praticamente refazer a roupa ou acessórios dando vida nova e estendendo a vida útil de uma peça.

Dip-Tye

Aplicação de Dip-Tye

Croche

Croche aplicada sobre a roupa

bolsa

Croche sobre a bolsa

tie-dye em roupa

Tie-dye

Enfeites aplicados em jeans

Enfeites aplicados em jeans

Conclusão

Customizar roupas longe de uma moda tornou-se uma tendência, os argumentos são muitos e as técnicas ao alcance de todos, basta uma visita as lojas de armarinhos e aviamentos de sua cidade, seguir alguma dica de um(a) colega, pesquisar na internet também é uma boa fonte de inspiração ou até mesmo fazer um curso.

São muitas as opções e não se deve perder a oportunidade de fazer de uma peça básica uma roupa exclusiva e principalmente bonita.

Ilhós para cortinas